Conheça outras sensações estranhas além do déjà vu

Conheça outras sensações estranhas além do déjà vu

Já aconteceu de você, em um dia como outro qualquer, estar passando por algum lugar e ter a incrível sensação de que já esteve ali, mesmo sem nunca ter estado?

 

É algo tão real, que você tem plena certeza que já viu aquela cena, com as mesmas coisas, exatamente nos mesmos espaços, como se tudo estivesse se repetindo.

 

Mas você reflete e sabe que nunca esteve naquele lugar. Você está tendo um déjà vu.

 

A nossa mente é realmente curiosa e esta é apenas uma das muitas sensações que temos e que, na maioria das vezes, não conseguimos explicar.

 

Neste texto, vamos falar um pouco sobre alguns desses sentimentos esquisitos e do quanto eles são comuns no nosso dia a dia.

 

Você vai se identificar!

 

 Mas o que é o déjà vu?

 

Em francês, o termo significa “já visto” e foi aplicado pela primeira vez por Emile Boirac (1851-1917), um estudioso de fenômenos psicológicos.

 

Se você já sentiu alguma vez, isso não é exclusividade sua. Aproximadamente 75% das pessoas dizem já ter experimentado essa sensação de “repeteco” do passado.

 

 E por que acontece?

 

São diversas as teorias sobre o déjà vu, com explicações até sobre vidas passadas ou visões sobrenaturais.

 

No entanto, a ciência explica que o fenômeno é causado por fatores neuroquímicos, sendo os centros de memória do cérebro os grandes responsáveis por esse sentimento.

 

E, pasmem: acontece mais facilmente entre pessoas jovens e com hábitos de viajar, por terem conhecido mais cenários diferentes e por não serem muito rotineiros.

 

Apesar de ser um sentimento que intriga muita gente, o déjà vu é bastante conhecido e mais comum do que pensamos.

 

Mas não pára por aí…

 

Fizemos uma seleção de algumas outras emoções bastante estranhas, que você já pôde ter sentido em algum momento e nem imaginou que elas teriam nomes. Mas têm sim, e a ciência explica.

 

Veja se você se identifica com alguma dessas situações:

 

 

1# Chrysalism

 chrysalism-comportamento-humano

Fonte: Via Tumblr

Lá fora está caindo uma chuva bem forte e você se sente com a maior sorte do mundo de estar em casa, quentinho, com uma roupa seca, protegido e no aconchego do seu lar.

 

Já teve esse pensamento e essa sensação de tranquilidade alguma vez?

 

Pois esta experiência já foi sentida por muita gente e pode ser explicada pela sensação de voltar ao útero materno, sendo batizada como Chrysalism, “crisálida”.

 

 

2# Exulansis

 Exulansis-comportamento-humano

Fonte: LRBCN

Você está falando com outras pessoas sobre uma experiência importante que teve no passado, mas começa a sentir uma grande sensação de frustração por perceber que as outras pessoas não vão conseguir entender ou se conectar à real importância do que você viveu, então resolve parar de falar.

 

Essa sensação de frustração é chamada de Exulansis.

 

 

3# Jouska

jouska-comportamento-humano

Fonte: Via Media Giphy

Você resolve se declarar para alguém e ensaia a melhor forma de contar para essa pessoa, treinando mentalmente um discurso para caso ela reaja bem ou dê um belo de um fora.

 

Ou até mesmo quando você fica reencenando aquela discussão que teve com o chefe, repetindo mentalmente as coisas que deveria ter dito para sair ganhando na argumentação.

 

Essa conversa hipotética que criamos tem nome e se chama Jouska.

 

 

4#  Liberosis

 liberosis-comportamento-humano

Fonte: Nixchinx

Quando bate um grande desejo de voltar a ser criança e não ter preocupações e contas a pagar.

 

Quem nunca?

 

 

5# Enouement

enouement-comportamento-humano

Fonte: Back to the Future

Ter vontade de voltar no passado para contar para você mesmo, naquela época, sobre o que estaria por vir no futuro.

 

Ah, se fosse possível…

 

Interessante, não? E tem muito mais.

 

Você se identificou com alguma dessas emoções contadas aqui? Se sim, compartilha esse texto nas redes sociais!

 

E se você se interessa por temas relacionados ao comportamento humano, se cadastre na nossa lista de e-mails e você receberá artigos como este em primeiríssima mão.

Compartilhe