Insatisfação profissional: evite os maiores erros que desmotivam uma equipe

Insatisfação profissional: evite os maiores erros que desmotivam uma equipe

Se você é gestor de alguma empresa, é possível você já tenha tido em suas mãos uma equipe desmotivada, pouco participativa, que apresenta baixos resultados e que não veste a camisa do time.

 

Ou até mesmo tenha percebido um aumento na saída de funcionários, o que acarreta sempre em um grande custo de recrutamento e treinamento de novos talentos para a empresa.

 

E se você é funcionário, já se sentiu assim? Pouco motivado, como se não estivesse feliz e realizado profissionalmente?

 

Neste artigo, vamos ensinar como descobrir e evitar os maiores erros organizacionais que desmotivam uma equipe ou um colaborador.

 

Você aprenderá mais sobre:

  • A Teoria de Maslow, apresentando as maiores necessidades do homem;
  • A Pirâmide de Maslow aplicada em situações comuns dentro de uma empresa;
  • O que eliminar e o que fazer para motivar a sua equipe;
  • Um exercício para você responder e analisar se a sua organização anda cometendo erros causadores da desmotivação;

 

E, ao final deste artigo, ainda colocamos um vídeo bem explicativo do criminólogo Georg Frey, mostrando de forma lúdica a Teoria de Maslow.

 

Vamos juntos?

 

Teoria de Maslow: desvendando as necessidades do homem

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Abraham Harold Maslow, pesquisador e psicólogo americano, construiu em meados do século XX uma teoria que falava sobre a motivação das pessoas.

 

Segundo Maslow, quanto maior fosse o grau de satisfação de um funcionário, mais ele estaria motivado e mais contribuiria para a empresa.

 

Mas, como conquistar essa satisfação?

 

Segundo ele, a satisfação e a motivação estão intimamente relacionadas com o suprimento de algumas necessidades básicas do ser humano, que vão desde alimento e proteção, até a realização profissional do indivíduo.

 

Sendo assim, ele ilustrou a teoria em forma de uma pirâmide, chamada de Pirâmide de Maslow, em que ele dispôs em níveis hierárquicos as necessidades que os homens buscavam satisfazer.

 

Acredite: conhecendo essa teoria de forma aplicável, você vai aprender como identificar o problema que está causando essa desmotivação na equipe, ou até em você como profissional, e vai poder avaliar como está a sua empresa, podendo sugerir mudanças eficazes.

 

Segundo a Teoria de Maslow, as necessidades humanas podem ser dividas em cinco níveis:

 

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Fonte: E vou vivendo

 

  1. Necessidades fisiológicas
  2. Necessidades de segurança
  3. Necessidades sociais
  4. Necessidades de estima
  5. Necessidades de autorrealização

 

Vamos explicar um a um, aplicando à realidade de uma empresa.

 

1# Necessidades fisiológicas

 

Em primeiro lugar, o homem busca suprir as necessidades fisiológicas, como: comer, beber, dormir, ter desejo sexual, entre outros. São necessidades relacionadas à sobrevivência do indivíduo e da espécie humana.

 

Ele busca um trabalho visando, em primeira instância, ter dinheiro para suprir essas necessidades iniciais. Certo?

 

Depois que ele satisfaz isso, o que se torna o principal objetivo dele é a necessidade de segurança.

 

2# Necessidades de segurança

 

Essa necessidade é responsável pelo desejo de ter estabilidade no emprego para continuar suprindo as necessidades fisiológicas que falamos agora a pouco (fase anterior na pirâmide), como comprar comida, dormir bem, entre outros.

 

Pense em um funcionário que tem uma forte relação com a empresa em que trabalha. Se em algum momento a companhia estiver passando por uma instabilidade, isso pode provocar tamanha incerteza e insegurança no colaborador, fazendo com que ele sinta um enorme medo de perder o emprego e vá atrás de novas oportunidades que passem a segurança e a estabilidade que ele precisa.

 

Essas duas necessidades citadas acima (fisiológicas e de segurança) são necessidades básicas, o mínimo que qualquer funcionário deseja em uma empresa: um bom salário, estabilidade e boas condições de trabalho.

 

Mas atenção! Oferecer esses serviços não traz motivação para o colaborador, pois são itens básicos. Por outro lado, se também não existirem, causam uma enorme insatisfação.

 

É muito comum que os funcionários que vivem suprindo apenas essas necessidades básicas não consigam vestir a camisa da empresa.

 

A preocupação dessas pessoas não é status ou estima, e sim trabalhar para que existam condições de ter comida e um local seguro para ele e sua família dormirem no fim do dia.

 

É muito normal, em organizações, se ouvirem críticas quanto às atitudes desses funcionários, por só visarem o pagamento no final do mês, sem maiores compromissos, no entanto, esses colaboradores não estão tendo as motivações suficientes para sentirem necessidades e aspirações maiores, aumentando, assim, o compromisso deles com a empresa.

 

Antes de citarmos os pontos que realmente motivam um funcionário e uma equipe inteira, convidamos você para um exercício. Avalie: a sua empresa, ou a empresa em que você trabalha, supre essas necessidades básicas?

 

Caso a resposta seja negativa, é necessário que, em primeiro lugar, se trabalhe para eliminar esses fatores que causam insatisfação aos funcionários para, depois, se pensar em agir a favor dos fatores motivacionais.

 

Se a resposta for positiva e a sua empresa supre bem essas necessidades fisiológicas e de segurança, é normal que os funcionários criem novas necessidades: as necessidades sociais.

 

3# Necessidades sociais

 

Essas necessidades são relativas a um bom ambiente de trabalho, para que o funcionário sinta uma sensação de pertencimento ao grupo, que é querido e necessário naquele lugar.

 

É a partir dessa fase que a empresa tem a possibilidade de trabalhar a motivação do empregado. Então, fique atento!

 

Se a empresa não proporciona esse bom ambiente de trabalho, a frustração dessa necessidade de afeição leva o funcionário a uma falta de adaptação ao meio, o que acarreta um sentimento de incompetência, de não se sentir parte daquele ambiente, deixando de ser um membro participativo na equipe.

 

Mas, caso contrário, se o funcionário tiver as suas necessidades fisiológicas, de segurança e sociais supridas, surge a necessidade de estima.

 

4# Necessidades de estima

 

Essa é a necessidade de sentir-se útil, respeitado, confiante e reconhecido no ambiente de trabalho.

 

O funcionário sente que pode usar o salário que recebe como forma de recompensa para comprar uma casa ou um carro desejado, alimentando, assim, a sua autoestima e sua heteroestima, que é reconhecimento vindo de outras pessoas.

 

E, por fim…

 

5# Necessidades de autorrealização

 

São as necessidades que estão no topo da hierarquia, do empregado sentir orgulho de si mesmo no âmbito profissional e pessoal.

 

Concluindo: o que eliminar e o que fazer para motivar

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Para se manter uma equipe motivada, é importante que os gestores busquem identificar quais dessas necessidades os funcionários têm de forma satisfatória dentro da empresa e busquem imediatamente suprir a necessidade que há um degrau acima dela na pirâmide.

 

Lembre-se: a motivação ocorre quando o empregado já tem suprido as necessidades fisiológicas e de segurança.

 

Resumidamente, os dois passos para aumentar a motivação de uma equipe numa empresa são:

 

  • Eliminar os fatores que causam insatisfação nos colaboradores, vistos nas duas primeiras fases da pirâmide: salários baixos, insegurança, instabilidade na empresa e condições de trabalho ruins;
  • Focar nos fatores motivacionais (outras três fases da pirâmide), criando um bom ambiente de trabalho, possibilidade de crescimento profissional, reconhecimento dos trabalhos bem executados, entre outros.

 

Atenção! Minimizar a insatisfação e aumentar a motivação são processos distintos, mas devem ser considerados com a mesma importância.

 

Exercício: descubra se a sua empresa motiva ou não a equipe

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A partir daí, faça os seguintes questionamentos para saber se a sua empresa anda motivando os funcionários ou não:

 

  • Necessidades sociais
  1. Os seus colaboradores são receptivos uns com os outros?
  2. O ambiente de trabalho é bom e acolhedor?

 

  • Necessidades de estima
  1.  O seu funcionário se sente competente?
  2. Sua empresa cria novos desafios para os colaboradores alcançarem?
  3. Sua empresa investe no desenvolvimento dos seus funcionários?
  4. Sua empresa reconhece o valor de cada colaborador dentro da instituição?
  5. São feitos eventos para parabenizar e reconhecer os resultados alcançados?

 

  • Necessidades de autorrealização
  1.  O seu funcionário consegue se realizar como pessoa dentro do papel que ele exerce na empresa?
  2. A sua empresa atua com uma responsabilidade social e ambiental?
  3. A empresa incentiva os colaboradores a atuarem em trabalhos voluntários?

 

Um indivíduo não sente a necessidade de um nível superior se não estiver satisfeito ou quase inteiramente satisfeito com o nível em que se encontra na pirâmide.

 

No entanto, quanto maior o nível na pirâmide que ele estiver, maior o seu nível de motivação e mais ele será um membro atuante na equipe, trazendo melhores resultados. E não se esqueça de reconhecê-lo por isso!

 

No novo vídeo que postamos no Canal da UACH, o criminólogo Georg Frey nos apresenta essa pirâmide de forma bem explicada. Assista logo abaixo:

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