O que você precisa saber sobre luto, depressão e suicídio

O que você precisa saber sobre luto, depressão e suicídio

 

Ter medo de perder alguém querido, todos nós já tivemos.

 

A verdade é que lidar com a morte, seja de um amigo, de um parente ou de um amor, sempre será uma experiência dolorosa. Principalmente na nossa cultura, em que não aprendemos a encarar e a aceitar o luto da melhor maneira.

Por ser um assunto que virou tabu, muitas pessoas têm dúvidas sobre o luto, como:

  • Pode ser marcado somente pela perda de alguém?
  • Pode se transformar em um transtorno ou doença?
  • Pode levar à depressão?
  • Pode resultar em morte?

Como a nossa missão é desmistificar assuntos, descobriremos a seguir.

 

 

O que é o luto?

luto-depressao-suicidio-2

 

O luto é um conjunto de reações ocasionadas por uma perda significativa.

Isso quer dizer que não necessariamente precisa estar ligado a um processo de morte de alguém, podendo também ser gerado por mudanças intensas, como:

  • Fim de um casamento
  • Uma nova moradia
  • Um trabalho novo
  • A perda de um status social

 

E muitos outros motivos, gerando uma grande angústia de perda. Quanto maior o apego, maior o sofrimento.

No passado, a morte era encarada de uma forma muito mais natural, sendo superada mais facilmente, principalmente pela baixa expectativa de vida da época, com poucos recursos médicos.

Você sabia?

No século XIX, montar álbuns de familiares e amigos mortos era algo comum, sendo uma forma de tornar a morte menos dolorosa.

A fotografia “Post Mortem” era cara e, por isso, era feita por algumas famílias como forma de homenagear o falecido.

Assim, eram criados cenários e situações bem reais com o cadáver, como se a pessoa ainda estivesse viva, posando nas fotos com os parentes, ou até mesmo como se estivesse dormindo.

Assustador! Mas esse é assunto para um próximo post.

 

 

Luto não é doença

luto-depressao-suicidio-3

 

Não podemos chamar o luto de doença, transtorno ou síndrome, por isso mesmo que ele não precisa de uma cura, ele apenas deve ser entendido e superado.

No entanto, o estado de luto pode, sim, ser um gatilho para a depressão.

Luto X Depressão X Tristeza

luto-depressao-suicidio-4

 

É extremamente importante saber se o indivíduo é deprimido ou está deprimido. Isso faz toda a diferença.

Algumas vezes, a pessoa está momentaneamente com sintomas depressivos, resultado de alguma circunstância que foi capaz de causar sofrimento emocional, como, por exemplo, o luto.

Além disso, também é importante não confundir a depressão com tristeza.

Como?

 

Explicamos: a depressão pode se manifestar em crianças e adolescentes com reações diversas (rebeldia ou baixo rendimento escolar) e nem sempre dar sinais de tristeza.

O adulto também pode apresentar alguns outros sintomas da depressão, como alterações no apetite, do peso, do sono e da atividade psicomotora, sentimentos de culpa, dificuldades de concentração e na tomada de decisões e pensamentos constantes sobre morte ou suicídio.

 

O perigo pode estar próximo

luto-depressao-suicidio-5

 

Sim, a depressão pode ter conexão com o suicídio, podendo ser observada também em situações como o uso de drogas ou até em casos de dificuldades financeiras.

Você sabia?

O suicídio já está em terceiro lugar entre as maiores causas de morte entre jovens no Brasil, ficando atrás apenas de acidentes e violência, segundo a psiquiatra Alexandrina Meleiro, do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP (Universidade de São Paulo).

 

Aprenda a identificar

ajuda-luto-depressao-suicidio

 

É muito importante que as pessoas discutam esse tema na sociedade e, principalmente, saibam identificar se alguém próximo está passando por um estado de luto, depressão e que apresentam risco suicida, encaminhando o indivíduo para profissionais de saúde mental que possam ajudá-lo da melhor maneira.

Se você conhece um amigo, parente ou colega de trabalho que está passando por uma situação parecida, nós preparamos um curso ensinando como identificar e ajudar a essas e outras pessoas. Basta clicar aqui para se cadastrar e receber mais informações.

Por fim, o luto não é algo ruim. É necessário vivenciar esse momento e dar continuidade à vida de uma forma equilibrada.

 

 

 

Compartilhe