Você já mentiu hoje?

Você já mentiu hoje?

Provavelmente, sim! Não temos como afirmar 100%, mas provavelmente você contou aquela mentirinha leve e despretenciosa para escapar de alguma situação constrangedora ou até mesmo por não querer a companhia de alguém um pouco irritante.

Não importa, os motivos podem ser os mais variados, mas vamos citar aqui alguns que podem fazer sentido para você.

everybody_lies

Para a maioria das pessoas, ser totalmente sincero durante o dia a dia é uma experiência quase impossível. Sabe o que é comum? Mentir mais ou menos umas 200 vezes por dia. Exatamente, é 1 mentira a cada cinco minutos, de acordo com o livro “Sincero” (editora Verus), do jornalista alemão Jürgen Schimieder. Ele passou 40 dias sem mentir e os resultados foram: Tomou um soco na cara ao dizer que a namorada de um amigo o estava traindo, pagou mais imposto de renda, ganhou no pocker e passou por vários apertos.

Mas você não será tão radical a esse ponto…ou será? Bom, como estávamos dizendo, há vários motivos para mentir e estes são os principais:

Proteção
Medo das conseqüências caso a verdade seja dita. Algumas pessoas aguentam ouvir a verdade, outras não. É triste, mas é uma realidade.

Aprovação
Quando se sente a necessidade de passar uma melhor imagem do que você realmente é. Geralmente acontece quando se conhece pessoas novas, um novo emprego, namoro, etc. Você não sabe ao certo como estas pessoas vão reagir ao seu verdadeiro “eu” e acaba criando algumas mentirinhas.

Negação da Responsabilidade
Você comete algum tipo de coisa da qual não se orgulha e acaba negando ou transferindo para outra pessoa. É comum a transferência da responsabilidade do que fizemos para outro. A ideia de se negar a assumir algo se apresenta de uma forma mais tentadora do que de fato assumir a responsabilidade.

Compulsão
Nós já comentamos sobre este lá na página da U.A.C.H. Os mitômanos são mentirosos patológicos. Além de criar mentiras para colorir a sua vida sem graça, eles acreditam nelas como ninguém e tentam te convencer de que é verdade.

Sedução
Ser alguém sedutor é normal, na maioria das vezes. Ser sedutor a todo momento e com qualquer pessoa, é estranho. Concorda? Não apenas o caráter sexual da sedução, mas a conquista da confiança do outro, ter vantagens. Ter vantagem em cima de outra pessoa usando sedução é golpe baixo. Algumas pessoas enxergam isso como um diferencial para se manter bem na vida, mas em exagero, torna-se problemático.

É claro que existem outros motivos que podemos abordar, mas no fim das contas, você vai notar que as mentiras leves são até aceitáveis para quem vive em sociedade. Mas se você conhece alguém como um mitômano, por exemplo, fique de olho ou apresente um psicólogo para esta pessoa. E se quiser saber ainda mais sobre a Psicologia da Mentira, em nosso curso será possível entender melhor sobre este e outros comportamentos estranhos.

 

 

 

 

 

Compartilhe